CERÂMICA ARTÍSTICA

 

O que é cerâmica?

De acordo com a enciclopédia livre, a cerâmica (do grego κέραμος — "argila") é a atividade de produção de artefatos a partir de argilas, que torna-se muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Após submetida a uma secagem lenta à sombra para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa, fixando os esmaltes (tintas) das superfícies.

Técnicas de modelagem: rolinho, placa, bola, ocagem.

Processo de confecção da cerâmica de alta temperatura (até 1.300 graus): modelagem ou torno, secagem, primeira queima (biscoito), esmaltação e segunda queima.

 

 

 

 

Argila para ser trabalhada tem que estar úmida, maleável. Se for   acondicionada num invólucro  de plástico  grosso, hermeticamente fechado, sua conservação se dará   por longo período de  tempo.  Aberta a embalagem,  a argila deverá ser  mantida  envolta   em plástico e armazenada em recipiente fechado e  em lugar fresco. Se isto não ocorrer seu endurecimento se dará em pouco  tempo, dificultando  seu   uso e manuseio.Caso a argila endureça ela  pode ser  reciclada  sem que perca  suas características  originais.  Para tal deixa-se secar completamente e, em seguida,  coloca-se o material, quebrado em pequenos pedaços,  num recipiente,  cobrindo-o  com água. Após alguns dias,  a massa resultante, já completamente amolecida,  pode  ser posta  para secar sobre uma placa de gesso ou de madeira. No entanto  precisa ser bem  amassada para ficar novamente  pronta para o uso.

 

Amassar o barro. Bater o barro. O trabalho com argila requer que  seja  bem   amassada, com as mãos, ou mecanicamente, para  compactar  e  eliminar todas as bolhas  de ar  existentes  em seu interior. As  bolhas  poderão  fazer com que a peça exploda dentro do forno, durante a queima, como também podem  provocar rachaduras  em peças que estejam secando.
 

Usando Placa. Fazer placa consiste em espalhar, com um rolo, uma porção de argila sobre uma superfície lisa, compactando-a. Usam-se   duas réguas de madeira  sobre as quais movimenta-se o rolo com as mãos.As réguas  servem  também para calibrar a espessura da placa. Deve-se cobrir a argila, com um tecido ou plástico, para que  não grude no rolo.   Esta tarefa manual pode ser efetuada mecanicamente através de um Abridor de Placa, equipamento  que permite espremer  a argila através de dois rolos de borracha tracionados por uma manivela.
 

Beliscando. Cria-se a forma da peça amassando a argila com os dedos de uma das mãos. A palma da outra mão ajuda a dar a forma desejada.

 

Ponto de couro é também definido como consistência de sabão. Neste momento ainda se pode aparar, cortar, adicionar partes e dar acabamento na peça com facilidade.

 

Ponto de osso é o estado da argila quando está completamente seca não aceitando mais quaisquer modificações e alterações. É o momento que  está  mais frágil devendo-se ter o maior cuidado com o seu manuseio, na guarda e na hora de enfornar.

Secagem. As peças cerâmicas, depois de prontas,  devem  ser colocadas para secar em local ventilado sem a incidência direta dos raios solares, para que  não empenem  nem rachem. É conveniente escolher um  local sem corrente de ar para que as partes mais expostas não sequem mais rapidamente do que as menos expostas. O processo  de secagem deve ser  o mais lento     possível, inclusive com as peças moldadas com barro magro e, também, com as  que se tenha adicionado argila refratária. Não é recomendável colocar peso em cima de uma placa para evitar empeno. Isto porque a água contida no barro acaba saindo  pelas arestas laterais que secam primeiro, podendo provocar rachaduras.
Para retardar a secagem de uma peça, deve-se envolvê-la  em saco plástico, jornal ou pano úmido e  colocá-la  em lugar  protegido para que a umidade  se conserve  por mais tempo.  Este artifício costuma ser aplicado  quando  o término da confecção de uma peça, por quaisquer razões, tem que  ser adiado  para outra oportunidade. 

Os fornos usados nas queimas podem ser a lenha, elétricos ou a gás. Há inúmeros tipos e tamanhos para todas as necessidades.
 

Queima. A primeira queima é denominada  biscoito. Serve para  transformar  a argila   em cerâmica,  tornando-a permanentemente  dura. Geralmente eleva-se até 800/900 o C . Esta queima deve ser bem lenta no seu início  para que não haja  risco  das peças racharem ou empenarem, face  a grande  quantidade de água  existente  na argila  até  atingir  200o C.No final do cozimento constata-se  uma diminuição, encolhimento, de mais ou menos 10% em seu tamanho e volume, ficando a peça   porosa  e  não impermeável.
Uma queima cuidadosa de biscoito dura cerca de oito horas e deve-se aguardar, pelo menos, outras oito horas  para  abrir totalmente  a porta do forno,  sob o risco das peças  racharem em decorrência do  choque térmico.

 

Esmalte é um produto vitrificável resultado da mistura de substâncias minerais que, ao derreterem, se fundem a uma determinada temperatura, aderindo ao corpo cerâmico. Na sua composição química entram minerais naturais, substâncias extraídas de minerais e outras produzidas quimicamente. Esmaltação. A aplicação do esmalte na peça ocorre de vários modos. Por imersão (segurando a peça com uma pinça ou com a própria mão e imergindo-a  em um recipiente  contendo esmalte); por "derramado" (derramando  o esmalte sobre a peça) ; por  pulverização (aplicando  o esmalte   com  uma pistola de pintura acionada por um compressor de ar); ou utilizando pincéis, esponjas etc.

 

As informações acima foram retiradas do site ceramicanorio.com.br