De
acordo com a enciclopédia livre, a cerâmica (do grego κέραμος — "argila") é a
atividade de produção de artefatos a partir de argilas, que torna-se muito
plástica e fácil de moldar quando umedecida. Após submetida a uma secagem lenta
à sombra para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas
temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos
componentes da massa, fixando os esmaltes (tintas) das superfícies.
Técnicas de modelagem: rolinho, placa, bola, ocagem.
Processo de confecção da cerâmica de alta temperatura (até 1.300 graus):
modelagem ou torno, secagem, primeira queima (biscoito), esmaltação e segunda
queima.
Argila para ser trabalhada tem que estar úmida, maleável. Se for
acondicionada num invólucro de plástico grosso, hermeticamente fechado, sua
conservação se dará por longo período de tempo. Aberta a embalagem, a
argila deverá ser mantida envolta em plástico e armazenada em recipiente
fechado e em lugar fresco. Se isto não ocorrer seu endurecimento se dará em
pouco tempo, dificultando seu uso e manuseio.Caso a argila endureça ela
pode ser reciclada sem que perca suas características originais.
Para tal deixa-se secar completamente e, em seguida, coloca-se o material,
quebrado em pequenos pedaços, num recipiente, cobrindo-o com água. Após
alguns dias, a massa resultante, já completamente amolecida, pode ser posta
para secar sobre uma placa de gesso ou de madeira. No entanto precisa ser bem
amassada para ficar novamente pronta para o uso.
Amassar o barro. Bater o barro. O trabalho com argila requer que
seja bem amassada, com as mãos, ou mecanicamente, para compactar e
eliminar todas as bolhas de ar existentes em seu interior. As bolhas
poderão fazer com que a peça exploda dentro do forno, durante a queima, como
também podem provocar rachaduras em peças que estejam secando.
Usando Placa. Fazer placa consiste em espalhar, com um rolo, uma
porção de argila sobre uma superfície lisa, compactando-a. Usam-se duas réguas
de madeira sobre as quais movimenta-se o rolo com as mãos.As réguas servem
também para calibrar a espessura da placa. Deve-se cobrir a argila, com um
tecido ou plástico, para que não grude no rolo. Esta tarefa manual pode ser
efetuada mecanicamente através de um Abridor de Placa, equipamento que permite
espremer a argila através de dois rolos de borracha tracionados por uma
manivela.
Beliscando. Cria-se a forma da
peça amassando a argila com os dedos de uma das mãos. A palma da outra mão ajuda
a dar a forma desejada.
Ponto de couro
é também definido como consistência de sabão. Neste momento ainda
se pode aparar, cortar, adicionar partes e dar acabamento na peça com
facilidade.
Ponto de osso é o estado da argila
quando está completamente seca não aceitando mais quaisquer modificações e
alterações. É o momento que está mais frágil devendo-se ter o maior cuidado
com o seu manuseio, na guarda e na hora de enfornar.
Secagem. As peças
cerâmicas, depois de prontas, devem ser colocadas para secar em local
ventilado sem a incidência direta dos raios solares, para que não empenem nem
rachem. É conveniente escolher um local sem corrente de ar para que as partes
mais expostas não sequem mais rapidamente do que as menos expostas. O processo
de secagem deve ser o mais lento possível, inclusive com as peças moldadas
com barro magro e, também, com as que se tenha adicionado argila refratária.
Não é recomendável colocar peso em cima de uma placa para evitar empeno. Isto
porque a água contida no barro acaba saindo pelas arestas laterais que secam
primeiro, podendo provocar rachaduras.
Para retardar a secagem de uma peça, deve-se envolvê-la em saco plástico,
jornal ou pano úmido e colocá-la em lugar protegido para que a umidade se
conserve por mais tempo. Este artifício costuma ser aplicado quando o
término da confecção de uma peça, por quaisquer razões, tem que ser adiado
para outra oportunidade.
Os
fornos usados nas queimas podem ser a lenha, elétricos ou a gás.
Há inúmeros tipos e tamanhos para todas as necessidades.
Queima. A primeira queima é denominada biscoito.
Serve para transformar a argila em cerâmica, tornando-a permanentemente
dura. Geralmente eleva-se até 800/900 o C . Esta queima deve ser bem
lenta no seu início para que não haja risco das peças racharem ou
empenarem, face a grande quantidade de água existente na argila até
atingir 200o C.No final do cozimento constata-se uma
diminuição, encolhimento, de mais ou menos 10% em seu tamanho e volume, ficando
a peça porosa e não impermeável.
Uma queima cuidadosa de biscoito dura cerca de oito horas e deve-se aguardar,
pelo menos, outras oito horas para abrir totalmente a porta do forno, sob o
risco das peças racharem em decorrência do choque térmico.
Esmalte é um produto vitrificável resultado da mistura de
substâncias minerais que, ao derreterem, se fundem a uma determinada
temperatura, aderindo ao corpo cerâmico. Na sua composição química entram
minerais naturais, substâncias extraídas de minerais e outras produzidas
quimicamente. Esmaltação. A aplicação do esmalte na peça ocorre de
vários modos. Por imersão (segurando a peça com uma pinça ou com a
própria mão e imergindo-a em um recipiente contendo esmalte); por
"derramado" (derramando o esmalte sobre a peça) ; por
pulverização (aplicando o esmalte com uma pistola de pintura acionada
por um compressor de ar); ou utilizando pincéis, esponjas etc.
As informações
acima foram retiradas do site ceramicanorio.com.br |